Baratas possuem capacidade de aprender


Se disserem que você tem memória de barata, não fique tão ofendido! As baratas possuem memória e capacidade de aprender.



Entre 1890 e 1900, o médico Russo Ivan Petrovich Pavlov, comandou uma pesquisa com cachorros, pesquisa essa mundialmente conhecida como "Condicionamento Clássico". Utilizava sinos para chamar os cachorros para se alimentarem, e depois de algumas repetições, os cachorros salivavam apenas com o som dos sinos.

Esse condicionamento só pode acontecer se existe memória e aprendizado.
Recentemente, pesquisadores japoneses, tendo como base o experimento realizado pelo médico Russo, elaboraram a seguinte pesquisa.

Os cientistas selecionaram um grupo de baratas e as expuseram à um odor no momento em que as baratas eram alimentadas com uma solução de açucar, após uma série de exposições, utilizando essa metodologia, foi observado que as baratas salivavam quando eram expostas somente ao odor.

Um outro grupo de baratas, foi submetido à essa mesma alimentação, mas sem a exposição ao odor, após uma série de alimentações, as baratas foram expostas ao odor e não foram constatadas mudanças na salivação.

Esses resultados mostraram aos pesquisadores, uma capacidade desses invertebrados, somente vista anteriormente em vertebrados, que é a capacidade de aprender que ajuda as baratas a memorizar situações vividas no meio ambiente.



RAFAEL CEDRO DE SOUZA SANDOVAL
CRBio-1: 56568/01-D
FONTE: Reuter Limited (Todos os direitos reservados)